Cidade Invisível: série da Netflix conta com figuras do folclore brasileiro; confira
- Mundo Nerd D&D
- 10 de fev. de 2021
- 2 min de leitura

Cidade Invisível é a nova aposta da Netflix brasileira. Caso tenha conferido a série, que tem Marco Pigossi e Alessandra Negrini como principais nomes do elenco, notou que ela conta com a presença de várias figuras famosas do folclore brasileiro. E quem são exatamente elas?
Atenção: spoilers abaixo
Pra começar, não poderíamos ignorar o detetive Eric Alves (Marco Pigossi), o grande protagonista de Cidade Invisível. No decorrer da série, o público descobre que ele se trata do filho do famoso Boto cor-de-rosa.
Essa famosa lenda, criada no norte do Brasil, diz que esse animal, que vive nos rios amazônicos, se transforma em um homem de boa aparência (que costuma usar um chapéu) durante a noite para seduzir mulheres solitárias.
Já Inês (Alessandra Negrini) se trata, na realidade, da Cuca, a famosa bruxa que rapta crianças. A personagem ficou conhecida por suas aparições no Sítio do Picapau Amarelo.
E não para por aí: muitas outras criaturas famosas do nosso folclore também estão presentes em Cidade Invisível.
Por exemplo, o ator Fábio Lago interpreta o personagem Iberê, que se trata do Curupira.
Essa figura do folclore brasileiro ficou conhecida por ter os pés virados para trás, nariz pontiagudo e cabelo em chamas. Apesar desse visual bizarro e assustador, ele atua como protetor das matas e florestas.
Já Jessica Cores vive Camilla, que na verdade, se trata de Iara, uma sereia que vive nas águas do Rio Amazonas e seduz homens com seu canto e beleza.
O músico Jimmy London, vocalista da banda Matanza, também está em Cidade Invisível. Na série, ele representa o Tutu Marambá, espécie de bicho papão determinado a assustar crianças que não querem dormir.
Uma figura que não costuma ser lembrada, mas também está presente na atração é o Corpo-seco. Segundo a lenda, ele se trata de um garoto que ao morrer, não foi aceito nem pelo céu, nem pelo inferno por ter maltratado os pais.
Assim, ele fica perambulando pelas cidades para assustar as pessoas com seu corpo em decomposição. Na série, ele é vivido pelo ator Eduardo Chagas.
Por fim, não podíamos nos esquecer dele: o Saci, talvez a figura mais famosa do nosso folclore, conhecido por ter apenas uma perna, usar um gorro vermelho na cabeça, fumar cachimbo e seu jeito brincalhão, que causa problemas para as pessoas.
Em Cidade Invisível, o personagem foi vivido por Wesley Guimarães.
De fato, deu pra perceber que o show tupiniquim tem muitas figuras do nosso folclore. Já há quem diga que ela se trata de uma versão modernizada e adulta do Sítio do Picapau Amarelo.
Comments